top of page
  • Foto do escritorViviane Neves

Use o salto alto sem prejudicar sua coluna


No mundo da moda existe uma enorme variedade de sapatos de salto alto que fazem a cabeça da mulherada, em que cada salto tem a função de dar o toque formal ou informal ao look.

Não importa o ambiente, seja profissional, eventos sociais, shopping ou restaurantes. Normalmente, vejo as mulheres usando seus sapatos como se estivessem desfilando na passarela da vida.

Como mulher, eu não posso negar que o salto alto valoriza o look e proporciona um toque elegante e sensual ao visual, mas como terapeuta corporal do Método Rolfing® IE, eu me preocupo com o excesso de uso e a forma como nós, mulheres, usamos este acessório.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Grupo do Pé, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi comprovado que o uso crônico destes calçados além de gerar dores e incômodos nos pés, pernas e joelhos , ele altera o funcionamento natural da estrutura do corpo. Como assim? Sim, o salto pode provocar calosidade e deformidade do hálux (dedão), aumenta a incidência de fraturas e entorses dos pés e tornozelos, encurta a musculatura do ísquio tibial e fascia plantar e aumenta varizes e aparecimento de câimbras e lordose lombar.

Você deve ter ficado desesperada ao ler isso. Mas CALMA! nem tudo está perdido, para as mulheres que precisam e necessitam usar este tipo de calçado, seja no âmbito profissional ou por puro prazer, há certas recomendações que ajudam a cuidar dos seus pés e coluna:

. Evite usar salto alto em terrenos irregulares;

. Ao andar na rua, use tênis ou sapatênis e calce o sapato com o salto só quando chegar no destino final;

. Altere diariamente o modelo e altura do salto alto;

. Faça automassagem e alongamento nos pés; (tenho um vídeo bem legal, é só clicar aqui pra ver)

. Não compre número de sapato menor que o seu pé.

Gostou da dica de hoje? Não esqueça de seguir meu perfil e compartilhar com as amigas que merecem esse cuidado. Deixe seu comentário! 😉

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page